A IGREJA NÃO ESTÁ CALADA DIANTE DOS HORRORES DA GUERRA
15 de maro de 2022
Uma carta aberta assinada por líderes religiosos de diversas denominações evangélicas e das igrejas católica e ortodoxa síria, assim como por instituições seculares, foi endereçada ao patriarca Kirill, líder da igreja ortodoxa russa. A carta insta o religioso a interceder junto ao presidente Vladimir Putin pelo fim dos ataques contra a Ucrânia.
O documento é “um apelo sincero” para que o patriarca russo “use a sua voz e a sua influência profunda a fim de pedir as autoridades da Rússia pelo fim dos ataques” que estão “destroçando o corpo de Cristo através de facções em guerra”.
Além disso, os signatários do documento pedem a KIrill que, “por causa do horrendo sofrimento humano que essa guerra deflagrou, reconsidere sua posição de apoio a ela”. Durante um sermão no dia 5 de março, Kirill afirmou que a Ucrânia estava empenhada no extermínio de cidadãos pró-Rússia, e descreveu a guerra como “uma batalha espiritual contra os valores ocidentais de doutrinação LGBT”.
Em resposta a essa afirmação, a carta ainda diz que “diante de Deus, atestamos que não existe justificativa religiosa de parte alguma para a destruição e terror que o mundo tem testemunhado diariamente”, pois, “nossa fidelidade é devida primeiramente ao nosso Senhor Jesus Cristo, o que transcende qualquer ideologia”. E pede a Kirill que protagonize “um papel histórico auxiliando no término dessa violência sem sentido e na restauração da paz”.
Leia a carta aqui: https://faithandjustice.georgetown.edu/announcements/an-open-letter-to-russian-patriarch-kirill-from-us-christian-leaders/
IMAGEM: Alexey Borodin/GettyImage